Unicórnios, afinal o que são e o que fazem? / Unicorn Companies. After all who they are and what they do?

Empresas unicórnios, novas empresas baseadas em tecnologia que são avaliadas em mais de um bilhão de dólares, exercem um fascínio geral. Mas, embora muito comentadas pouco se conhece sobre elas e muita confusão é feita à respeito.

De acordo com o Global Unicorn Club, existem hoje 217 empresas unicórnio no mundo. Esse fato sozinho parece desencorajar aqueles cujo sonho é criar uma startup e transformá-la em uma empresa de bilhões de dólares. Se fosse uma tarefa fácil não teriam esse nome.

Lista da Global Unicorn 2017
41% dessas empresas são essencialmente B2B e 42% não estão relacionadas à nenhuma aplicação móvel. Este é outro ponto interessante para aqueles que acreditam que todas empresa unicórnio é como Uber, embora esta represente quase 10% do valor total das unicórnios.

Empresas Unicórnio por Indústria
Mas continuando. O que essas empresas vendem e para qual público? Ok, 16% são empresas de comércio eletrônico ou marketplaces, e o resto? Descobri que 13% são fintechs e 13% empresas de Software e Serviços de Internet. Mas temos quase tudo lá. Das impressoras 3D aos carros elétricos e autônomos, passando por naves espaciais e até mesmo uma empresa que cria redes sociais para bairros, paradoxal mas muito útil ultimamente.

Empresas Unicórnio por País
E de onde são essas empresas? Você sabe que temos 195 países no mundo hoje, mas as empresas unicórnio são de apenas 25. 50% delas estão nos Estados Unidos, 26% na China. Índia e Reino Unido recebem 5% cada um e o resto está bem dividido entre os outros. É um sinal de que há muito por vir.

Empresas Unicórnio por Data
Talvez seja bom ver quando elas surgiram também. Realmente é algo muito novo. A primeira unicórnio tem apenas oito anos de idade. Uma criança. Você deve imaginar que seja algo bem conhecido? É a Bloom Energy um fornecedor de tecnologia de célula de combustível de óxido sólido dos Estados Unidos hoje avaliada em US $ 2,7 bilhões. Claro que há uma grande flutuação nas avaliações, isso deve explicar a grande rotatividade dos membros deste clube. Principalmente entre 20% das empresas que foram aceitas ano passado. Por curiosidade, o ano de maior nascimento foi 2015, quando 34% deles nasceram.

Empresa Unicórnio por Avaliação
Ah, e quanto elas valem? Bem, como todo o resto as 10 unicórnios mais valiosas  representam 41% de seu valor total, que, aliás, é de USD 747,15 bilhões. E você acredita que as duas mais valiosas nos oferecem "táxis"? Desnecessário dizer que a primeira é a amada Uber, mas a outra é a Didi Chuxing, da China obviamente, que por sinal adquiriu o controle da que se tornou a primeira unicórnio brasileira, a 99 (atualizado 03/01/2018). Mas 80% delas valem entre US $ 1 e US $ 3 bilhões.

Empresas Unicórnio por Investidores
E quem está por trás dessas empresas. Onde está o dinheiro? Existem 286 investidores principais. Parece pouco e é. Não há crowdsourcing por aqui e 7 deles parecem ser grandes investidores seriais, uma vez que estão em mais de 10 empresas, mas o grande campeão é certamente a Sequoia Capital que está em nada menos do que 31 empresas. Como referência, o Google, que é o quarto colocado, está em 11.

Que conclusão podemos extrair de tudo isso? Deixei espaço para que cada um tire a sua, mas eu diria que o mais importante é saber que a inovação, a revolução, não é alcançada apenas com aplicativos ou pensando em soluções para o consumidor final. Que se tornar um bilionário não deve ser o objetivo de ninguém. Que uma boa ideia pode e deve ser simples. Que financiamento sempre foi e sempre será um grande obstáculo para qualquer empreendimento. E, finalmente, sim, podemos aprender muitos com essas empresas, mas não esqueçamos que primeiro elas aprenderam com todos nós, provavelmente com nossos erros causados ​​por nossa falta de foco, tecnologia ou iniciativa.


Comentários