P2P

Assim como o B2B ou o B2C o P2P é um modelo de negócios, feito pessoa a pessoa onde a plataforma (site, aplicativo, etc.) apenas organiza as coisas mas a transação é feita diretamente entre as pessoas. Torrent, sites de venda de carros, grupos de discussão e empréstimos pessoa à pessoa são bons exemplos. Assim como as próprias redes sociais, por que não. Pelo menos 7 das unicórnios hoje são P2P (falha minha no meu artigo sobre as unicórnios, mas eu entendi o termo recentemente).

Não sei você mas eu acredito que negócios P2P devam aumentar exponencialmente. Porquê? Porquê negócios são feitos, todos eles, de pessoa à pessoa. De preferência com pessoas que você conheça e confie, o mesmo ocorre entre empresas que por sinal estão fritando o cérebro para se personificarem.

A medida que o comércio eletrônico cresce, vemos os vendedores, a pessoa lá na ponta, cada vez mais despreparados, mas isso é outro assunto. Voltando ao que importa. Temos de parar de pensar apenas em B2C. Em tempo, quase 50% das unicórnios não são B2C. Na verdade elas não são nem marketplaces nem usam aplicativos.


Comentários