Andam falando muito em aderência ou engajamento. Seria mais ou menos como falar o quanto sua ideia, produto ou campanha cola nas pessoas ou as pessoas colam nela. Muitos medem isso por quantidade de likes por exemplo, as vezes sem considerar o universo total nem a qualificação da audiência. Estes dias li algo à respeito e uma pergunta. O que valem mais: 100 likes em uma rede de 500 pessoas ou 100 likes em uma rede de 5.000? A resposta embora obvia ainda parece confundir muitos de nós. Outro ponto que considero importante. O que estes likes efetivamente representam? O que uma pessoa gostar ou não de sua ideia nas redes sociais ou qualquer meio digital significa? Não encontrei nada que fale sobre aderência da aderência ainda rs. Em e-commerce existem os analytics que em teoria avaliam a conversão em relação à visitas ou clics. Mas e quando não estamos vendendo nada de imediato? Ou estamos vendendo um conceito, uma ideia, uma marca? Talvez por isso alguns andem esquecendo o que significa marketing. O que significa encantamento ou conquista de clientes e virando analistas de dados. Já disse antes que não adianta apenas saber o que o consumidor quer comprar e quando, você pode gerar esse desejo, aliás essa é a essência do marketing, ou pelo menos deveria ser.
Comentários
Postar um comentário