Eu gostaria de voltar à 1885 e ver se as pessoas tinham medo dos automóveis como nós temos das machine learning ou da IA. Mais para trás ainda quem sabe voltaria à 1455 para ver se as pessoas consideravam a impressão tipográfica coisa do capiroto. Na verdade acho que nossa história esta repleta de momentos como estes, como este que vivemos hoje. E todos sabemos a resposta. Me surpreende apenas que mesmo após 5 ou 7 milhões de anos ainda tenhamos medo de mudanças que claramente impulsionam nossa evolução como espécie.
Convido todos àqueles que perdem seu tempo profetizando sobre os perigos da IA a investirem este mesmo tempo repensando suas habilidades e carreiras e em como se tornar agente ativo destas transformações. Eu já mudei a minha com quase 15% de risco de ser substituída por robôs para uma com 0,67% e curiosamente sinto que venho evoluindo tremendamente.
Ainda sobre os robôs acabarem com a humanidade. Andei lendo vários profetas do apocalipse tecnológico comentando que mesmo o genial Stephen Hawking nos alerta para os riscos da IA. Apenas esquecem de comentar que ele lista também ao menos outros 8 possíveis motivos para o armageddon. A maioria deles mais factíveis do que este como por exemplo o risco da engenharia genética criar propositalmente ou não um vírus que possa nos destruir. Cá entre nós se formos nos preocupar com todos eles melhor voltarmos às cavernas.
Comentários
Postar um comentário